Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017 -
     
 


Dengue tem primeiros dois casos positivos do ano em Colina



O Departamento do Controle de Vetores confirmou o registro de dois pacientes com Dengue, em Colina.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde confirmou, na manhã da última segunda-feira, dia 22 de maio, os dois primeiros casos positivos de Dengue em Colina neste ano. Trata-se de casos autóctones (de transmissão local), identificados no centro da cidade. Não há, até o momento, nenhum caso suspeito da doença.

Com a confirmação dos casos, a equipe do Controle de Vetores realiza ações de bloqueio e busca ativa de suspeitos, bem como a nebulização, que consiste na aplicação de inseticida em áreas próximas à região central, onde foi detectado os dois casos, para que não ocorram outros.

Além do trabalho específico nos locais de detecção dos casos positivos, a equipe do Controle de Vetores realiza diariamente trabalho de orientação e controle de criadouros casa à casa, verificando e eliminando focos do mosquito nas residências e prédios comerciais.

Além disso, Agentes Comunitárias de Saúde e do Controle de Vetores participam frequentemente de palestras e treinamentos, com objetivo de fortalecer o trabalho preventivo no combate à Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A Secretaria Municipal da Saúde utiliza-se também dos meios de comunicação como ferramenta alternativa para orientar o maior número de pessoas e reforça o apelo para que a população faça a sua parte, combatendo os criadouros do Aedes Aegypti, que é o mosquito transmissor, dentro de seus imóveis.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, “os números mostram que as ações realizadas estão no caminho certo. Mas os cuidados devem ser mantidos ininterruptamente para evitar a proliferação do Aedes. Além do poder público, é fundamental que a população continue engajada no combate ao mosquito, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências”.

Dra. Sadia reiterou o pedido aos munícipes em procurar o serviço de saúde assim que aparecerem os primeiros sintomas da doença. "É primordial que a pessoa procure nossos serviços porque, se confirmado, nós realizamos o bloqueio da área, para evitar que a Dengue se prolifere”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina