Domingo, 23 de Setembro de 2018 -
     
 


Feira do Livro de Colina acontece de 07 a 10 de agosto, na Praça Matriz



O evento terá atividades de contação de histórias, danças, saraus, declamações, teatros, entre outros espetáculos musicais.


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará no período de 07 a 10 de agosto de 2018 a Feira do Livro de Colina, na Praça Matriz.

A realização de uma Feira do Livro em Colina tem entre seus principais objetivos, fomentar nos alunos e na população o gosto pela leitura. O tema da Feira – (Re)Vivendo a nossa história – escolhido democraticamente entre as escolas, pretende ainda retratar o potencial literário dos escritores locais e evidenciar o orgulho colinense pela contribuição desses a nossa história, bem como a divulgação de Colina no cenário literário nacional e internacional.

A primeira edição desse empreendimento literário terá como patrono o médico psiquiatra e escritor colinense publicado em mais de 70 países e com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil, Dr. Augusto Cury, que fará a abertura do evento. Além de prestar merecida homenagem a Dr. Augusto, a feira pretende reverenciar também, outros escritores em destaque, colinenses natos ou de coração: Syria Droubi (in memorian); Husseim Abdalla (in memorian); Inah Cabral Paro (in memorian); Maria Luiza Toledo Guarnieri (in memorian); Hugo Tristão (in memorian); Nicola Gonçalves; Vitor Henrique Paro; Pe. Thiago Faccini Paro; Mario Henrique F. Buzzulini; Madalena Brássica; Maria Cecília Paro; Renato Prado Guimarães; José Jorge Cury Filho; Gabriel Souza Santos (in memorian); Flávio Dutra de Resende; Gustavo Rezende Siqueira e Ivanna Moraes de Oliveira.

A programação da Feira está sendo desenvolvida com a contribuição de todas as escolas do município: Municipais, Estadual, Particulares e Filantrópica, por meio do envolvimento dos professores e alunos que participarão de contação de histórias, danças, saraus, declamações e teatros, entre outros espetáculos musicais. Todas essas escolas terão estandes de exposição dos seus trabalhos pedagógicos. A Biblioteca Municipal terá no seu estande um ponto de troca de livros onde os visitantes poderão doar um livro e ganhar outro.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, “toda a infraestrutura necessária para a realização da Feira do Livro será providenciada pela Prefeitura Municipal. As treze escolas da Rede Municipal de Ensino receberão um cheque-livro no valor de R$ 2.000,00 para aquisição de acervo literário para as suas salas de leitura e todos os alunos da Rede Municipal das etapas de Ensino Pré-escolar ao Médio receberão um cheque-livro de R$ 10,00 para adquirir, diretamente das livrarias e livreiros presentes na feira, os títulos de seu interesse”, conforme Lei Municipal nº. 266, aprovada em 18 de abril de 2018 pela Câmara Municipal.

No “Espaço Ateliê de Ideias” escritores colinenses e convidados poderão contar e recontar suas histórias e recordações, distribuir autógrafos e discorrer sobre a carreira e inspirações, num bate-papo agradável e descontraído sobre a sua produção cultural.

Várias oficinas culturais e literárias serão desenvolvidas com a contribuição especial do cartunista Julinho Sertão e dos escritores Toni Brandão e Costa Senna que falarão em palestra para os alunos sobre as suas obras e atividades.

Também será lançado, com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Colina, o livro “Vou-me embora pra Colina”, do jornalista e escritor colinense Renato Prado Guimarães, que após exercer por um longo tempo a diplomacia na Embaixada do Brasil na Alemanha, há alguns anos retornou à sua terra natal para viver e conviver aqui. Renato Prado Guimarães é neto do ex-proprietário da Pharmácia Santa Izabel e segundo Prefeito de Colina na década de 30 – Urbano Prado.

Além dos estandes das escolas e da Biblioteca Municipal, a feira estará dividida em inúmeros espaços que ficarão encarregados de dinamizar o evento durante todo o dia e noite. Nos estandes reservados às livrarias e livreiros serão comercializados os livros e as palestras; shows, apresentações e participações de alunos ocorrerão em dois palcos diferentes: o principal e o ativo.

Durante toda a Feira serão desenvolvidas inúmeras oficinas culturais e pedagógicas no espaço “Quiosque Cultural”, onde coordenadores e mediadores culturais da região e da cidade estarão desenvolvendo suas oficinas e intervenções.

As Escolas das Redes Públicas Municipal e Estadual, as Particulares e a Filantrópica APAE serão as principais parceiras do evento, sendo que a grande maioria das apresentações que compõem a programação dos espaços da Feira foram criadas dentro das salas e pátios das mesmas, valorizando assim, o maravilhoso trabalho desenvolvido pelas equipes escolares em nossas escolas, e proporcionando a oportunidade dos talentos colinenses mostrarem o seu potencial.

A Feira contará ainda com a parceria de entidades como COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e Associação dos Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina, que estão responsáveis por organizar a praça de alimentação do evento, fazendo um resgate da cultura gastronômica típica das nações responsáveis pela formação da nossa etnia, para a qual solicitamos a contribuição voluntária de pessoas que desejarem auxiliar nesse grande resgate e abrilhantar e fortalecer o evento e a nossa história.

As Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e de Planejamento e Meio Ambiente e os Clubes de Serviços como Demolay, Interact e Rotaract também estão sendo contatados para participar do evento, seja a partir de interações de leitura ou realizando campanhas preventivas e de conscientização. O jornal “O Colinense” também estará presente na Feira para contar a trajetória do seu centenário.

Haverá playgraund gratuito para diversão das crianças durante a Feira do Livro e o mascote “Jango”, um cavalinho muito simpático, será o responsável por recepcionar os que se fizerem presentes, fazendo menção ao grande “raçador” e primeiro Anglo-Árabe nascido no Brasil, destacado por sua inestimável contribuição ao criatório nacional para “fins militares”, hoje Brasileiro de Hipismo, que produziu quase uma centena de animais dessa raça, muitos deles destacados campeões em modalidades hípicas. Jango elevou o plantel da antiga Coudelaria Paulista, atual Polo da APTA de Colina, recebendo a homenagem que ilustra o quadro em azulejo pintado que há anos estampa o portal do Polo.

O incentivo à leitura e produção literária atende a demanda existente em Colina, que é polo universitário da UNIVESP e recebe estudantes de diversas regiões, conforme destaca o Prefeito Municipal, Dieb Taha.

“Acreditamos na importância da leitura e da cultura, e como Prefeito Municipal, me sinto feliz em promover a 1ª edição da Feira do Livro em Colina, tendo como patrono um escritor de grande relevância para o nosso país, que é o médico psiquiatra e escritor colinense, Dr. Augusto Cury. Convidamos toda a população de Colina e região para participar deste evento. Trabalhamos para democratizar o acesso ao conhecimento, de modo a atender nossas crianças e jovens, assim como todos aqueles que se dedicam à leitura e à escrita, áreas importantes no desenvolvimento social”, disse o Prefeito.