Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018 -
     
 


Prefeitura de Colina realiza vacinação contra raiva em cães e gatos



Podem receber as doses cães e gatos a partir de 3 meses de vida.


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou no último dia 16 de julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 para a imunização de cães e gatos.

A vacina é de graça e é aplicada em cães e gatos com pelo menos três meses de idade. A raiva é uma doença transmitida pela saliva dos animais contaminados.

A Campanha Antirrábica começou na zona rural. As equipes volantes estão percorrendo sítios e fazendas no período de 16 a 27 de julho.

Na zona urbana a vacinação ocorrerá de 06 a 17 de agosto, nos locais definidos, segundo o cronograma de vacinação, que será realizado sempre neste horário: das 8h às 11h e das 12h às 16h.

A Secretaria Municipal da Saúde pede que os cães sejam levados aos pontos de vacinação por pessoas maiores de idade, com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

Outro alerta é para a importância dos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa contaminada deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Posto de Saúde mais próximo para os procedimentos necessários.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que uma das principais ações para o controle da raiva em áreas urbanas é a campanha de vacinação antirrábica canina e felina realizada anualmente. “A vacina antirrábica é gratuita e evita doenças tanto para o animal, quanto para o dono. É fundamental a população estar atenta a isso, para vacinar seus cães e gatos".

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina


Os postos de vacinação vão funcionar das 8h às 11h e das 12h às 16h, conforme cronograma abaixo: