Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018 -
     
 


Instrutor do Projeto Municipal Equitação Educativa ministra curso para equipe da Cavalaria de Ribeirão Preto



O Instrutor do Projeto Municipal de Equitação Educativa – desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Colina – Eurípides César Rodrigues, “Liu”, ministrou no período de 24 a 27 de julho, o curso de Podologia Equina: Casqueamento e Ferrageamento, para os Policiais Militares da Cavalaria de Ribeirão Preto.

O curso aconteceu na sede do 3º BPM/I – Batalhão de Policia Militar do Interior, em Ribeirão Preto, e contou com a participação de Soldados, Cabos; Sargentos; Terapeuta Ocupacional; Fisioterapeuta e voluntárias da Equoterapia, sendo teórico e prático, como forma de oportunizar aos Policiais Militares que trabalham com cavalo um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.

Dentre os vários cuidados com os cavalos, destaca-se o cuidado com os membros dos animais, principalmente os cascos. Por isso as técnicas de casqueamento e de ferrageamento ocupam um lugar importantíssimo na postura e no equilíbrio do animal. É necessário ressaltar que se não forem realizados, ou se forem feitos incorretamente, são causa de uma grande variedade de lesões dos membros dos equinos, podendo até inutilizar o animal para o trabalho.

Em Colina, o Projeto Municipal de Equitação Educativa foi criado em 17 de junho de 2002 durante a Administração do Prefeito Dieb Taha e, desde sua fundação, conta com o trabalho do Instrutor “Liu”, que também é um dos idealizadores do Projeto. Até o momento, cerca de 500 jovens colinenses foram beneficiados. O Projeto tem como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes de baixa renda, a prática do hipismo, esporte considerado de elite e, ao mesmo tempo, inseri-los na sociedade com a possibilidade de adquirir formação profissional. Atualmente, beneficia aproximadamente 70 alunos, com idade entre 7 e 18 anos, com aulas gratuitas, ministradas no Recinto Municipal 9 de Julho.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina