Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018 -
     
 


Passeio Ciclístico é sucesso nas comemorações da Independência e do centenário do “Districto de Paz de Collina”

12/09/2018



7 de setembro foi 10!


A Prefeitura Municipal de Colina celebrou com sucesso a Independência do Brasil e o centenário da instalação do “Districto de Paz de Collina”, com programação especial visando o lazer e o entretenimento da população, a promoção dos talentos artísticos locais e o incentivo ao civismo e à atividade física.

Com expressiva participação da família colinense, uma multidão de ciclistas de todas as idades integrou o passeio com saída e chegada do Museu Municipal, percorrendo várias ruas da cidade.

Vale destacar que a participação do público infantil com seus pais e do público escolar foi tão expressiva que um dos patrocinadores presentes no evento – o proprietário da Bicicletaria do Xande – resolveu ampliar sua contribuição de 1 para 4 bicicletas e por isso, o passeio ciclístico que previu inicialmente em regulamento, com a colaboração de empresas e do comércio local, premiar participantes e escolas com sete bicicletas, entre outros prêmios, acabou tendo a premiação ampliada para dez bicicletas e foi destaque na manhã do dia 7 de setembro – feriado nacional.

Para garantir a segurança dos ciclistas, todo o percurso foi acompanhado por uma viatura da Polícia Militar e por uma ambulância, além da distribuição de copos de água e o apoio de funcionários em outros veículos oficiais das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, de Esportes, Turismo e Lazer e de Transportes apropriados para socorrer eventuais quebras de bicicletas. Todo esse cuidado foi importante, evitando qualquer intercorrência durante o passeio.

Na chegada, foram premiados ciclistas nas categorias:

• Ciclista mais idoso feminino: senhora Zilda de Lima Martins, 62 anos, premiada com uma bicicleta mais um vale-assinatura semestral do jornal O Colinense. Patrocinadores: Regina Armarinhos e Jornal “O Colinense”.

• Ciclista mais idoso masculino: senhor João Sinatra, 88 anos, contemplado com uma bicicleta mais um vale-assinatura semestral do jornal O Colinense. Patrocinadores: HELP! Ribercred e Jornal “O Colinense”.

• Ciclista mais jovem feminino: Lis Leite Lima, 5 meses, e Elisa Silva Martins, 1 ano e 3 meses. Todas foram premiadas com uma bicicleta infantil. Patrocinador: Bicicletaria do Xande.

• Ciclista mais jovem masculino: Marlon Rodrigues dos Santos, 2 anos, premiado com uma bicicleta infantil. Patrocinador: Bicicletaria do Xande.

• Conjunto Ciclista e Bike melhor ornamentados: seis finalistas foram premiados, conforme previsto no regulamneto, sendo:

1º lugar – Camila Tapia e Bárbara Helena Silva Paschoal (aluna da EMEI “Maria Luiza Toledo Guarnieri”). Prêmios: 1 Bike + 1 Vale-Pizza. Patrocinadores: União Casings e Florença Pizzaria;
2º lugar – Julya Helena Silva Piccelli. Prêmios: R$ 50,00 + 1 Vale-Pizza. Patrocinadores: Albert Gráfica e Florença Pizzaria;
3º lugar – Lara Pires Gonçalves. Prêmios: R$ 50,00 + 1 Vale-Pizza. Patrocinadores: Albert Gráfica e Florença Pizzaria;
4º lugar – Sr. Armando Molina. Prêmios: 1 almoço para 4 pessoas. Patrocinador: Restaurante Toca da Raposa;
5º lugar – Ana Júlia Passatuto Vieira Santos. Prêmios: 1 almoço para 4 pessoas. Patrocinador: Restaurante Cantinho da Roça;
6º lugar – Ana Helena Vaz Faria. Prêmios: 1 almoço para 4 pessoas. Patrocinador: Restaurante Sabor no Prato.

• Grupo de Ciclistas uniformizados mais numeroso:

1º lugar – alunos da Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis”. Prêmio: uma bicicleta. Patrocinador: Concessionária de Rodovias TEBE .
2º lugar – alunos da EMEF “Lamounier de Andrade”. Prêmio: uma bicicleta mais 2 revisões de bike, assessórios para bicicleta (bolsa de ferramentas, bomba de ar, protetor de corrente e pad light) mais uma porção mista com refrigerente. Patrocinadores: Bicicletaria do Xande e Marta Lanches.

• Escola do Conjunto Ciclista e Bike melhor ornamentados: EMEI “Maria Luiza Toledo Guarnieri” (Vila Fabri). Prêmio: uma bicicleta. Patrocinador: União Casings.
• Escola do Grupo de Ciclistas uniformizados mais numeroso: Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis”. Prêmio: uma bicicleta. Patrocinador: Concessionária de Rodovias TEBE.

O grupo “A Rede Cultural”, que entreteu o público durante todo o evento com o seu repertório musical, também foi presenteado com 2 vales-pizza da Florença Pizzaria.

A Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, enfatizou a importância da comemoração das duas datas ressaltando que “ a Independência do Brasil e a instalação do Districto de Paz de Collina foram os marcos políticos iniciais da ordem e do progresso nacional e municipal; portanto, precisam ser ensinadas nas escolas, entre outros valores tão importantes como o respeito e o civismo, mantendo viva a história das nossas raízes sócio-políticas e culturais”.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, ressaltou que as comemorações são uma oportunidade para que a população colinense, enquanto brasileiros e patriotas, celebrem os símbolos nacionais e reverenciem a nossa história. “Entendemos que as atitudes de civismo são muito importantes para a vida de todo cidadão e para celebrarmos o nosso respeito e amor à Pátria. E também comemoramos um pouco da história e do progresso de Colina, que caminha junto ao desenvolvimento ordenado nesses 100 anos de instalação do Distrito de Paz”.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Colina, com a organização das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Eportes, Turismo e Lazer; o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, de Transportes e de Serviços Urbanos, do Fundo Social de Solidariedade, da Câmara Municipal, da Polícia Militar, do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, e da Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".