Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018 -
     
 


Museus de Colina recebem visitantes ilustres

26/10/2018 | 09h59




O Museu Municipal de Colina recebeu, no último dia 19 de outubro, a visita da Professora Ignez Maria Lemos Nogueira, neta do Coronel Luciano de Mello Nogueira, um dos fundadores da cidade de Colina. Acompanhada de seu sobrinho, Prof. Dr. Antonio Moacir Rodrigues Nogueira, veio rever o Museu Municipal e atualizar algumas informações sobre a vida e história do Cel. Luciano que constam no acervo histórico do Museu Municipal e no livro Colina – Capital Nacional do Cavalo, da escritora Syria Drubi.

Ambos declararam-se encantados com a organização e acervo do museu. Os visitantes também conheceram o Museu Municipal do Cavalo, localizado no Recinto Municipal “9 de Julho” e elogiaram a iniciativa da Administração Municipal de valorizar e conservar a história, e de ampliar os acervos museológicos de Colina.
Coronel Luciano Nogueira, vindo do Rio de Janeiro e Minas Gerais, chegou à região em 1898, com sua esposa, Jacinta Carvalhães Nogueira ( D. Cintota), irmã da esposa do Coronel José Venâncio Dias – importante figura da história da cidade, e fixaram-se, com seu povo, entre Colina e Jaborandi, sendo considerado o primeiro desbravador das matas de Colina, que culminou na criação da Fazenda Mandaguari.

O Museu Municipal recebeu no mês passado, durante a realização da XII Primavera dos Museus, em ocasião do passeio inaugural da motolinha, outros visitantes ilustres: o Sr. Floriano Soares Moreira de Andrade, acompanhado de Heitor de Mello Nogueira, do genro Willian Jr. e da filha Maria Alice Moreira de Andrade. Floriano é nascido em Colina e filho do Dr. João Moreira de Andrade, que foi morador e médico no Hospital de Colina na década de 1950; Vereador; Professor de Francês no Ginásio Estadual “Lamounier de Andrade” e colaborador do Jornal “O Colinense”, entre outras atuações na política e na cultura colinense.

O Museu Municipal fica aberto ao público às segundas-feiras das 13 às 17horas, de terças às sextas-feiras das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horras e aos sábados das 9 às 12 horas. No Museu do Cavalo o atendimento ao público é de segundas às sextas-feiras, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Contribua para o acervo dos Museus de Colina emprestando fotos e doando objetos com valor histórico para a memória da cidade.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina