Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 -
     
 


Prefeitura realizou Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

19/12/2018 | 11h38



A Prefeitura Municipal de Colina, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu na manhã do último dia 05 de dezembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.

Estiveram presentes autoridades locais, como o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Social Sueli Cristina Basso; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Graziela Souza Dassie; além das equipes do CRAS; CREAS; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Conselho Tutelar; representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Casa Assistencial “Nosso Lar Amigos do Bem”; ARCO (Núcleo de Orientação ao Adolescente), além de crianças e adolescentes atendidos na rede socioassistencial.

O evento foi voltado para debates sobre política de atendimento à criança e ao adolescente, aberto a todos os segmentos da sociedade.

A palestra sobre o tema da Conferência foi ministrada por Jandira de Almeida Ramos, que possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela UNESP e vasta experiência na área, atuando, desde 1992, na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Conferência teve como base cinco eixos:
1- Garantia de direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;
2- Prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente;
3- Orçamento e financiamento das políticas para a criança e adolescentes;
4- Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;
5- Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Na ocasião, o encontro também elegeu os delegados titulares e suplentes, para as próximas etapas da Conferência. Representando as crianças: Jader (titular); Patrícia e Clara (suplentes). Representando os adolescentes: Maria Ruth (titular); João Guilherme e Beatriz (suplentes). Representando o CMDCA: Silvia (titular) e Gabriela (suplente). Representando o Conselho Tutelar: Reginaldo (titular) e Vanessa (suplente). E representando as entidades: Lilia (titular) e Reinaldo (suplente).

O Prefeito Dieb destacou que a Conferência foi bastante produtiva, com expressiva interação entre os participantes. Dieb citou a importância do trabalho em rede para que os objetivos sejam alcançados e para que sejam atendidas as necessidades dos usuários e finalizou, agradecendo a participação de todos.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos:
Júlio César Gonçalves, "Biguri".