Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019 -
     
 


Prefeitura de Colina inicia ano letivo 2019 nas escolas da Rede Municipal

23/01/2019 | 17h28



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou nesta semana as atividades escolares, referentes ao cumprimento do programa letivo do 1º semestre de 2019, na Rede Municipal de Ensino, após o período de férias escolares.

Todos os estabelecimentos escolares foram preparados para a volta às aulas: manutenção, limpeza, atribuição de classes e aulas, entre outros cuidados necessários foram tomados para que os estudantes encontrem um ambiente físico e pedagógico adequado ao desenvolvimento das atividades educacionais.

Na última segunda-feira, dia 21 de janeiro, tiveram início as aulas dos cursos superiores gratuitos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), na EMEF “Lamounier de Andrade”.

Nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro, serão iniciadas as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Creches e Pré-escolas). Na próxima segunda, dia 28, todas as unidades escolares de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Profissional e EJA (Educação de Jovens e Adultos), iniciam as aulas.

E no dia 04 de fevereiro, terão início as aulas do curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido gratuitamente pela parceria entre a Prefeitura Municipal e o Centro Paula Souza e também as aulas dos cursos superiores de Educação a Distância no Polo Colina UNIRP, ambos sediados na EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.

A Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, solicita a colaboração dos pais de alunos, para a importância do retorno às aulas e do uso obrigatório dos uniformes pelos estudantes, e destacou o papel da escola como agente transformador da sociedade. “Que tenhamos em cada escola um ambiente educativo e compromissado com o desenvolvimento integral do aluno, onde o educando e suas famílias sintam-se acolhidos e respeitados em suas condições e especificidades; fortaleçam laços sociais, afetivos e morais, e construam, na coletividade, um ambiente pacífico, democrático e cooperativo.”

O Prefeito Municipal, Dieb Taha, destacou que a Educação é prioridade em sua gestão. “Temos consciência da importância da educação para a formação dos cidadãos. Investimos constantemente na formação dos professores e na infraestrutura das escolas; aplicamos anualmente os reajustes salariais para todos os funcionários; cumprimos as jornadas de trabalho nos termos legislação; oferecemos além das etapas da educação básica, as modalidades de ensino técnico e superior, sempre com o propósito de incentivar práticas pedagógicas que valorizem o potencial humano de nossos alunos e munícipes, principalmente quando forem disputar o mercado de trabalho.”, disse.

Dieb acrescentou, dizendo: “enquanto o Plano Nacional de Educação estabelece para os municípios a meta de atender 50% da demanda de educação infantil de 0 a 3 anos até o ano de 2024, nosso Plano Municipal foi mais audacioso estabelecendo 60%; e para tanto, o funcionamento de mais duas novas unidades escolares será fundamental para avançar essa meta ainda mais. Com a recente inauguração da Escola Infantil no bairro CDHU 2, da próxima escola que vamos inaugurar nos próximos dias no bairro Vila Hípica e, posteriormente, mais uma no bairro da COHAB 3, Colina vai ultrapassar a meta de 90 % de atendimento em creche. Aproveito para informar também, que assinamos o convênio para construir mais uma escola de educação infantil, que atenderá os bairros Jardim Nova Colina, Parque Morumbi e Jardim Califórnia, buscando facilitar o deslocamento e oferecer mais segurança às mães e alunos que hoje tem de atravessar a Rodovia Brigadeiro Faria Lima até a escola mais próxima”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina



Foto de arquivo - início do ano letivo de 2018.