A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, numa ação conjunta com as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores participou, entre os dias 22 e 26 de agosto, da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, cujo objetivo foi intensificar ações e dar maior visibilidade ao tema, trazendo informações dos riscos e prevenção.

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Saúde realizou trabalho de conscientização e orientação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com a distribuição de panfletos e, ainda, fez ampla divulgação na mídia local (rádios, revista e jornal).

Além disso, as equipes de Agentes de Endemias e Agente Comunitários de Saúde participaram de uma live da CCD – Coordenadoria de Controle de Doenças, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, sobre manejo e controle de escorpião, com o objetivo informar e mobilizar a população sobre as medidas preventivas e a importância do manejo ambiental (limpeza) do domicilio.

“A guerra contra esta praga é feita com trabalho de limpeza. A prevenção mais eficaz é manter quintais, terrenos e ruas sem o acúmulo de entulhos formados por lixo ou restos de materiais de construção”, explicou o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica do município, Antonio Donizete Figueira.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que a Administração mantém, de forma ininterrupta, ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, bem como ao escorpião, que incluem a eliminação de criadouros, orientações de prevenção aos munícipes durante as visitas domiciliares, além de realizar ações intersetoriais, como a limpeza de terrenos, bueiros e vias públicas.

escorpiao3 escorpiao2 escorpiao1