A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde/Departamento de Controle de Vetores participou, nos dias 22, 23, 24, 26 e 27 de agosto de um treinamento em Atividades em Vigilância e Controle do Aedes Aegypti, ministrado pela equipe da CCD – Coordenadoria de Controle de Doenças / GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica, de Barretos.

A capacitação, com ações teóricas e práticas, foi destinada aos Agentes de Endemias, com o objetivo de apresentar e capacitar os técnicos para realizarem e supervisionarem atividades de controle do Aedes Aegypti, vetor das arboviroses urbanas: Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya.  Durante o treinamento, houve aplicação com inseticidas (máquinas costais), para os Agentes de Campo.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, existe a necessidade constante de se discutir a dengue e socializar informações entre os profissionais de saúde, uma vez que ainda há dificuldade em diagnosticar a doença, muitas vezes, confundida com outras viroses. “Como a dinâmica da evolução da dengue é muito rápida, requer dos profissionais de saúde uma atualização constante”, destacou.

Foto 1 - Dengue Foto 2 - capacitação dengue Foto 4 - capacitação dengue