Prefeitura de Colina promove ação técnica de prevenção às arboviroses e escorpiões
A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na última quinta-feira, 20 de agosto, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, capacitação com orientações técnicas de manejo ambiental no combate às arboviroses e escorpiões.
A ação foi ministrada pelo o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira, no período da manhã (das 9h às 10h) e a tarde (das 14h às 15h), com a participação de 20 funcionários brigadistas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
É de fundamental importância evitar situações favoráveis, ou seja, potenciais criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela e de animais peçonhentos, como por exemplo, o escorpião.
Na oportunidade, intensificação de ações de combate às arboviroses, com ênfase no manejo ambiental e orientações para a manutenção dos prédios públicos foram apresentadas. Também foram destacadas orientações de prevenção ao escorpião, com conhecimentos sobre as características ambientais das espécies para o controle e diminuição das condições favoráveis ao surgimento desses animais.
“O melhor procedimento é sempre a prevenção e os cuidados básicos para evitar atrativos que favoreçam a proliferação de escorpiões e mosquitos Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão de doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Ações para eliminar as condições ambientais que favorecem o acesso, a alimentação e o abrigo desses animais foram destacadas. A prática dessas ações de prevenção e controle, torna mais difícil a ocorrência de infestação, transmissão de doenças e picadas por escorpiões”, destacou o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira.
A Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, destacou que a Administração mantém, de forma ininterrupta, ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, bem como ao escorpião, que incluem a eliminação de criadouros, orientações de prevenção aos munícipes durante as visitas domiciliares, além de realizar ações intersetoriais, como a limpeza de terrenos, bueiros e vias públicas.