Proximidade de Finados leva Prefeitura reforçar ações de combate ao mosquito da Dengue no Cemitério Municipal
A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para a população redobrar as ações de prevenção no Cemitério Municipal, considerado um local de risco para a proliferação do mosquito da Dengue. É fundamental este cuidado em virtude da proximidade de Finados, considerando que a ida das pessoas ao Cemitério, para homenagear entes queridos, limpar e enfeitar os túmulos, é intensa nesta época do ano.
A recomendação é que, ao comparecer ao Cemitério, as pessoas redobrem a atenção com os objetos que possam acumular água da chuva, uma vez que o local é considerado um ponto estratégico e, por isso, passa por vistorias quinzenais. No entanto, o Departamento Municipal de Controle de Vetores pede o apoio da população para evitar a possibilidade de proliferação do mosquito.
“Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito, e trazer sérios problemas à vizinhança. Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem que ser permanente, ainda mais pelo Cemitério ser um ambiente favorável à reprodução e sobrevivência de larvas. Pedimos para que a população evite flores artificiais, levem vasos furados para que não acumulem água, não utilizem pratinhos, retirem embalagens e celofanes das flores e que preenchem os vasos até a borda”, informou o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antônio Donizete Figueira.
A Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, destacou que a Administração mantém, de forma ininterrupta, ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Ela ressalta que os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti precisam ser mantidos durante o ano todo. “São ações que devem tornar-se hábitos permanentes. A população precisa trabalhar junto do Poder Público na prevenção da Dengue e das outras doenças transmitidas pelo mosquito”, acrescenta.