Diretora: Mariângela Capucci Paro

Praça Lamounier de Andrade, n.º 101 – Centro

Tel.: 3341-1146

e-mail: [email protected]

Até o ano de 1955, a cidade de Colina oferecia à população apenas a formação até o 4º ano. Aqueles que quisessem dar seqüência aos estudos tinham que se deslocar para cidades como Barretos ou Bebedouro, ou ainda, eram encaminhados para internatos. A Escola Lamounier de Andrade nasceu da mobilização da população, que preocupada em oferecer educação/estudo aos filhos, arregaçou as mangas, e foi buscar apoio junto ao Poder Público e às famílias abastadas. Desta forma, conseguiu, por intermédio do Prefeito da época, Sr. Fernando Viana, a doação do terreno para a construção da escola junto ao Dr. Lamounier de Andrade, que mais tarde viria a dar nome à escola.

Ainda por intermédio do Prefeito Fernando, foram feitos contatos com o então Governador do Estado de São Paulo, Sr. Janio Quadros, sobre a possibilidade de o Estado assumir com os custos da obra. Este por sua vez, alegou impossibilidade de arcar com os gastos, mas se comprometeu com o pagamento dos professores, caso a cidade conseguisse construir a escola. A sociedade então mobilizou-se com generosas doações e a realização de eventos para angariar fundos e concretizar o sonho da construção de uma escola.

Assim, no ano de 1954, a escola foi criada através da Lei nº 2528 de 12/01/1954. As obras de construção foram iniciadas no mês de abril daquele mesmo ano. Em 1955, a comunidade comemorava a realização de um sonho. A Escola Estadual Lamounier de Andrade foi inaugurada no dia 19 de março de 1955. De lá para cá a escola tornou-se referência, e em janeiro de 2010 foi municipalizada, recebendo nova denominação: Escola Municipal de Ensino Fundamental "Lamounier de Andrade".