Criado por meio da Lei Municipal nº. 1.439 de 05 de abril de 1988 e inaugurado em 17 de abril de 1988, na Administração Municipal do Prefeito Assad Antonio Daher, o Museu Municipal de Colina guarda móveis, objetos, livros e fotos que reverenciam fatos históricos importantes do município de Colina, compilados num acervo riquíssimo que soma atualmente cerca de 500 itens originários de doações por famílias e instituições colinenses.

Ao adentrar o Museu pelo acesso principal, a escadaria original em mármore e os portões originais, e logo na recepção encontram-se objetos que guardam a memória da Estação Ferroviária, como o telégrafo, a lanterna, o marcador das passagens e a bilheteria em madeira com as suas características originais preservadas. Ainda na sala de recepção podem ser apreciadas diversas fotografias, entre elas dos fundadores, das primeiras famílias que residiram em Colina, da historia dos times colinenses de futebol, das escolas e de peculiaridades locais; escrivaninha e cadeiras antigas; e um expositor com a coleção de livros de escritores colinenses.

Na segunda sala, à esquerda, encontram-se objetos e móveis da Maternidade “Alice Dias” da década de 1950; receituário médico do Dr. Manoel Palomino Fernandes do ano de 1965; utensílios da Pharmácia Santa Izabel que pertenceram ao Sr. Fioravante Caldana, farmacêutico por 57 anos em Colina; a galeria de fotos com todos os Prefeitos de Colina; objetos, vestimentas e a Bandeira Nacional usados na 2ª Guerra Mundial pelos combatentes colinenses Ângelo Zardine e Roberto Marcondes; objetos de soldados que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932; objetos da primeira Casa Bancária de Colina; cédulas e moedas antigas; o Projeto Arquitetônico original da Ponte Alice Dias e a foto da sua construção na década de 1930; um armário com diversas objetos raros que datam do século XIX entre outros períodos do século XX, pertencentes a famílias colinenses; a cadeira de balanço da matriarca D. Ignácia Junqueira de Toledo; o livro caixa da Casa Comercial São Nicolau de secos e molhados; implementos agrícolas das décadas de 1930 e 1940 usados no processo de plantação, torrefação e moagem do café; o lavabo com espelho de cristal que pertenceu ao mobiliário da Fazenda Onça; utensílios domésticos que remontam aos costumes familiares antigos e aparelhos de telefone das décadas de 1940 e 1950.

Na terceira sala, à direita, podem ser apreciados os dois projetores americanos das películas, as cadeiras e o ventilador que eram do Cine Teatro Santa Helena e, posteriormente, do Cine Colina; TVs das décadas de 1950; rádios; vitrolas e discos de vinis.

Adentrando mais um pouco, na quarta sala pode ser apreciado o gabinete odontológico composto de cadeira, caneta, cuspidor e aparelho de raio x muito antigos que pertenceram ao Dr. Cássio Nogueira Bertazzi; computador dos anos 1980; diversas máquinas de costura, sendo uma delas do século XIX; diversas máquinas de escrever; objetos de salão de beleza e exemplares do jornal O Colinense.

No sanitário da Estação, preservado originalmente com adequações de acessibilidade, estão expostos dois lavatórios antigos.

Na parte externa do Museu Municipal, podem ser apreciadas na plataforma, as placas indicativas que foram restauradas, os trilhos por onde as composições percorriam seus trajetos e ainda, a monumental Ponte Alice Dias que faz a ligação sobre os trilhos, da parte baixa (comercial) com a parte alta (residencial) onde o vilarejo de Colina iniciou o seu desenvolvimento, ou seja, da Avenida do Café, hoje Ângelo Martins Tristão, com a avenida Cel. José Venâncio Dias.

O Museu Municipal de Colina, instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas, cumpre rigorosamente sua missão museológica de preservar a memória de fatos históricos e costumes colinenses ao longo do seu progresso.

Visite o Museu Municipal de Colina, orgulho dos colinenses, e você também vai se encantar!

Avenida Ângelo Martins Tristão nº 138, Centro, Colina-SP.

Horário de Funcionamento

Segunda-Feira - 13:00 às 17:00
Terça- feira até Sexta -  8:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00
Sábado -  9:00 às 12:00 e 14:00 17:00
Domingo - 9:00 às 12:00
 
Redes Sociais
Instagram do Museu Municipal de Colina
@museu.municipal.colinasp
https://instagram.com/museu.municipal.colinasp?igshid=1cox6bfavsgo6
 
Facebook do Museu Municipal de Colina
@museumunicipaldecolinasp - FanPage

 https://www.facebook.com/museumunicipaldecolinasp

Campanha permanente de doação de fotos e objetos históricos. Contribua para o seu Museu!