Prevenção em Saúde
Campanhas de Prevenção e Conscientização
• Enfermagem: Realização de Ações Educativas para promoção da saúde e prevenção de doenças como: Hipertensão, Diabetes, Hanseníase, Tracoma, Tuberculose, Tabagismo, Câncer, Aleitamento Materno e outras nas escolas, comércio e indústrias. Campanhas de Vacinação e atendimento domiciliar para casos específicos.
• Dengue: São realizadas atividades educativas durante o ano, tais como: palestras, feiras expositivas, arrastão de limpeza, passeatas, mutirão educativo, dias D, visitas públicas, teatros, tendo como objetivo conscientizar, orientar e mobilizar alunos das escolas municipais e estaduais e toda comunidade de como eliminar criadouros e focos das residências. A prevenção e o combate são uma constante na batalha contra dengue: mobilização de toda população, vistoria nas residências e locais estratégicos e arrastão nos bairros. O resultado disso tudo é que o n° de casos de dengue se manteve estável em todo município.
• Pólio: São realizadas duas etapas de vacinação para crianças de 0 a 5 anos com o objetivo de erradicar a Paralisia Infantil.
• Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela: São realizadas vacinas de rotina no Centro de Saúde durante todo o ano e conscientização para que toda mulher na idade fértil tome a vacina, além de campanhas de vacinação quando existem ocorrências de casos positivos.
• Idosos: A Campanha de Vacinação Contra Gripe para idosos acontece sempre antes do inverno, tendo como objetivo a diminuição de internações hospitalares causadas por doenças respiratórias.
• Hepatite: São realizadas vacinas de rotina no Centro de Saúde durante todo o ano e conscientização nas escolas com distribuição de materiais educativos sobre a doença.
• Anti-rábica: A Campanha de Vacinação contra Raiva tem como objetivo imunizar cães e gatos para controle da doença no município e estado.
• Tuberculose e Hanseníase: São realizadas campanhas de orientação, conscientização e diagnóstico com crianças e alunos das creches, pré-escolas, escolas estaduais e municipais, e programa de entrega de medicamentos para casos positivos.
• O programa é operacionalizado através da implantação e implementação das atividades de controle das doenças, através de atividades educativas e orientações aos profissionais de saúde, aos clientes portadores das patologias e familiares, aos grupos comunitários e população em geral, além da realização de busca - ativa.
• Através das atividades de controle pretende-se eliminar a tuberculose e a hanseníase como problemas da saúde pública, garantindo atenção integral aos portadores e diminuindo a prevalência das doenças.
• Combate ao Tabagismo: Palestras nas escolas estaduais para sensibilização dos males causados pelo cigarro;
• Agita Galera: São mobilizações realizadas em parceria com escolas, Grupo da 3ª Idade e outros, com o objetivo de conscientizar toda a população para a prática de no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, vislumbrando uma melhor qualidade de vida.
• Palestras sobre alimentação saudável e a importância da pratica de atividades físicas regulares para os alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, tais como: (Caminhada, natação, ciclismo e praticas esportiva).
• Realização de jogos e brincadeiras com os alunos das escolas e com grupo da 3ª idade.
• Diabetes e Hipertensão Arterial: Programa de entrega de medicamentos, palestras, ações educativas, caminhadas para pacientes e grupos de risco.
• Palestra para a comunidade nos bairros para estimulo a atividades físicas e alimentação saudável para combater a hipertensão e diabetes.
• Palestras nas Unidades Básicas de Saúde para hipertensos e diabéticos sobre alimentação saudável no combate a Hipertensão arterial;
• Catarata: Entrega de folhetos com orientações sobre a doença e campanhas específicas com diagnósticos e agendamento de cirurgias.
• Varizes: Diagnóstico e agendamento de cirurgia pelo profissional da área.
• Câncer de Pele: Palestras, divulgação em mídia, entrega de folhetos educativos e orientações para escolas, comércio, indústrias, associações de bairros e Grupo da 3ª Idade.
• Câncer do Colo Uterino: Realização de diagnóstico e prevenção através da coleta do Papanicolau.
• Câncer de Mama: Realização de mamografias para diagnóstico e prevenção.
• Câncer Bucal: Realização de diagnóstico nas campanhas de vacinação de idosos.
• Saúde Bucal: Palestras e orientações nas creches, pré-escolas para prevenção da cárie dentária. Realizada por dentistas, agentes comunitários e auxiliares, semanalmente, palestras e orientações nas creches, pré-escolas, escolas e APAE e realização de diagnóstico com a distribuição do kit: escova, creme dental e flúor. Encaminhamento para Faculdade de Barretos.
• A Prefeitura Municipal de Colina realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde, no período de 10 a 21 de setembro, o Programa Saúde Bucal na Escola 2008, num trabalho preventivo envolvendo toda a equipe de cirurgiões dentistas da rede municipal. O programa foi desenvolvido junto aos alunos de 1ª a 8ª séries das escolas municipais, estaduais e APAE. Além de palestras educativas e escovação assistida, a Prefeitura distribuiu entre os alunos 2.068 escovas de dente infantis, 1.032 adulto, 2.010 pastilhas utilizadas na evidenciação de cárie e 304 tubos de creme dental. O Programa Saúde Bucal na Escola contou também com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde, foto abaixo:
• AIDS: Palestras, entrega de folhetos, divulgação em mídia, colocação de cartazes em locais estratégicos e programa de entrega de medicamentos e preservativos.
• Tracoma: Busca Ativa e tratamento do tracoma nas crianças escolares. Ações preventivas direcionadas à saúde dos estudantes.
• Ônibus do Pio XII: Realização da prevenção do câncer através de exames (papanicolau e mamografias) em parceria município e Fundação Pio XII, onde os pacientes são atendidos periodicamente no ônibus e nas Unidades de Saúde.
Centro Odontológico
Atendimento Odontológico: O Centro Odontológico conta com 11 Cirurgiões Dentistas, que atendem, diariamente, das 7 às 19 horas, em escalas de segunda a sexta feira, realizando média mensal de 2.300 tratamentos e procedimentos de emergências, e também, desenvolvem ações educativas nas escolas de ensino fundamental, pré-escolas, creches e Apae, com bochechos com flúor e distribuição de escovas e creme dental.
Agendamento de consulta odontológica: O agendamento é realizado conforme o cronograma dos tratamentos que já estão sendo realizados, ficando disponíveis algumas vagas para casos de urgência. Para novos tratamentos dentários é realizado triagem e são agendados conforme o surgimento de novas vagas.
Quantidade | Especialidade/Procedimento | Total |
10 | Dentistas | 901 |
Total de Procedimentos | 901 |